Atletismo

O atletismo é uma das modalidades olímpicas mais tradicionais, agrupando um conjunto de provas de corrida, lançamentos e saltos. Fazem parte do atletismo: corridas de metros rasos, corridas com obstáculos, corridas com barreiras, corridas de revezamento, marcha atlética, maratona, lançamentos de dardo, martelo e disco, arremesso de peso, saltos com vara, em altura, em distância e triplo. Além disso, há também o decatlo, modalidade  masculina que agrupa 10 provas, e o heptatlo, modalidade feminina que agrupa sete provas. Os atletas que participam das provas do atletismo precisam demonstrar habilidades como resistência física, velocidade, força e impulso. 

Provas de Pista Provas de Campo Provas de Rua Provas Combinadas Corridas Rasas Corridas de Revezamento Corridas com Barreiras Corridas com Obstáculos Lançamento de Disco Lançamento de Martelo Lançamento de Dardo Arremesso de Peso Implementos Salto em Altura Salto com Vara Salto Triplo Salto em Distância Maratona Marcha Atlética Decatlo Heptatlo

Você Sabia?

A maratona foi incluída nos Jogos em homenagem ao soldado grego Feidípides. Reza a lenda que ele teria corrido cerca de 40km da planície de Marathónas, onde gregos e persas guerreavam, até Atenas para informar os atenienses da vitória. Ele cumpriu sua missão, mas morreu logo em seguida.

A prova dos 100m dura menos de 10 segundos. No percurso, o atleta dá 45 passadas e chega ao final a 36km/h.

Responsável(is): Diego Spader de Souza e Rove Chishman
Colaborador(es): Prof. Ms. Ramão Paz (Rede Metodista Colégio Americano)