Boxe

O boxe é um esporte de combate, no qual os atletas usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. Os golpes só podem ser desferidos da cintura para cima e os mais importantes são o jab, o gancho, o cruzado e o direto. O equipamento principal da luta é o par de luvas. O objetivo dos atletas é desferir o maior número de golpes perfeitos no adversário ou conseguir nocauteá-lo. A luta com o tempo regulamentar tem, para a categoria masculino, três rounds de 3min cada e, para a categoria feminino, são quatro rounds de 2min cada. A decisão sobre a vitória depende da pontuação obtida pelos lutadores ao longo da disputa. O vencedor é aquele que somar o maior número de golpes perfeitos. O boxe entrou nos Jogos Olímpicos em 1904, mas apenas na categoria masculino. A participação das mulheres aconteceu pela primeira vez em Londres, em 2012. 

Ringue Boxeadores Segundo Equipamentos Arbitragem Nocaute Penalização Interrupção Luta Golpe Direto Direto Cruzado Gancho Upper Jab Posição de Guarda Esquiva

Você Sabia?

O boxe tem sua origem no pugilato, esporte praticado da Grécia Antiga, no qual os lutatores usavam correias de couro em volta das mãos e competiam totalmente nus.  

Nos Jogos Olímpicos de 1912, na Suécia, o boxe foi banido, pois era proibido naquele país.
Responsável(is): Cristiane Krause Kilian