Ciclismo Mountain Bike

As provas de mountain bike são disputadas no formato cross-country, com múltiplas voltas. O primeiro ciclista a completar todas as voltas e cruzar a linha de chegada vence a corrida. A duração da prova desde a largada até o último ciclista a cruzar a linha de chegada é, em média, de uma hora e meia a duas horas.
Nas Olimpíadas do Rio 2016, os ciclistas vão encontrar um circuito de terra, com trilhas sinuosas, subidas e descidas e obstáculos como pedras e raízes. Por ser uma prova dura e longa, foi criada uma "zona de alimentação", onde os ciclistas podem receber garrafas de água ou energético a cada volta, além de pequenos lanches.
A bicicleta do mountain bike tem pneus mais largos do que a de estrada, além de amortecedores traseiros e dianteiros, para diminuir o impacto para os atletas nos terrenos acidentados do percurso. Pesa cerca de 8kg a 9kg.
O ciclismo mountain bike é um esporte com muita aventura.

Prova (XCO) Cross-Country Competidores Equipamentos Bicicleta Largada Pista Chegada Single-Track Obstáculos Pit Stop Comissão de Arbitragem Infrações e Penalidades

Você Sabia?

No final dos anos 60, na Califórnia, foi criado o mountain bike por uma turma de hippies que, curtindo as descidas de montanha (downhill) em alta velocidade, alteraram suas bicicletas para suportarem as loucas empreitadas montanha abaixo.

O ciclismo mountain bike é disputado em Jogos Olímpicos desde 1996, nas Olimpíadas de Atlanta.

No Brasil, acompanhe tudo sobre o ciclismo no site da Confederação Brasileira de Ciclismo: http://www.cbc.esp.br/default/index.php e Facebook: https://www.facebook.com

Veja prova masculina nos Jogos Olímpicos em 2012 - Londres -    https://youtu.be/3J_rGPcSs0w
Responsável(is): Sandra de Oliveira