Esgrima

A esgrima já era retratada em obras literárias desde antes da idade média, época em que os duelos aconteciam por meio de espadas. Conforme o tempo foi passando, a esgrima foi sendo praticada não mais em duelos, mas como um esporte, fazendo com que fosse necessário criar diferentes regras e subsídios necessários para que fosse praticada em competições. Fazendo uso de espada, florete ou sabre, as armas da esgrima, os esgrimistas atacam e se defendem do adversário com o objetivo de tocá-lo, marcando, assim, um ponto. Para que o toque aconteça, diferentes tipos de deslocamentos são feitos e, por vezes, há contato entre as lâminas dos oponentes. Cada arma é também uma modalidade: dependendo da arma escolhida, é permitido ao esgrimista fazer o toque em diferentes áreas do corpo do adversário com diferentes partes da arma. As provas podem ser individuais ou por equipe. A competição individual dura três assaltos de 3min, ou até um esgrimista marcar quinze pontos. A competição por equipe, por sua vez, dura nove assaltos de 3min, ou até uma das equipes marcar quarenta e cinco pontos. Os pontos são definidos por meio de um sensor que identifica quando um esgrimista foi tocado em sua superfície válida. Além de habilidade com armas, o esporte exige concentração, agilidade e disciplina.

Afundo Ataque Combate Comissão de Arbitragem Contra-ataque Convite Deslocamento Engajamento Equipamentos Espada Esquiva Finta Flecha Florete Golpe Reto Guarda Infrações Marcha Parada Pista Redobramento Resposta Sabre Salto Saudação Tomada de Ferro Toque

Você Sabia?

Em diferentes países, muitos árbitros usam termos franceses, como arrêt, pret e allez para darem seus comandos no início, fim e durante a partida.

Skirmjan, no vocábulo germânicosignifica proteger, sendo esta a origem da palavra esgrima.

O nome das armas espada e florete (épée e floir, respectivamente) foram mantidas em francês quando houve a tradução de termos da esgrima para o inglês.


Palavras
Responsável(is): Caroline Julie da Rosa Cougo
Colaborador(es): Alexandre Alves Teixeira (Técnico de Esgrima no Grêmio Náutico União)