Futebol

O futebol é um esporte em que duas equipes com 11 jogadores se enfrentam com o objetivo de marcar o maior número de gols na meta da equipe adversária. À exceção do goleiro, não é permitido aos jogadores tocar a bola com as mãos. A partida se divide em dois tempos de 45 minutos e ganha o time que fizer mais gols.
Em fases eliminatórias das Olimpíadas, caso os jogos terminem empatados, os times jogam 30 minutos de prorrogação. Se o empate persistir, o resultado do jogo é determinado pela cobrança de pênaltis. 
O futebol se tornou esporte olímpico em 1900, somente na modalidade masculina. A categoria feminina foi incluída em 1996, nos jogos de Atlanta. O campeonato masculino permite a participação de jogadores com, no máximo, 23 anos, sendo que apenas três integrantes do time podem ultrapassar essa idade. Na modalidade feminina, não há restrições de faixa etária.

Arbitragem Jogadores Ataque Cabeceio Chute Lateral Marcação Pênalti Passe Contra-ataque Tempo Defesa Tiro de meta Drible Escanteio Gol Infração

Você Sabia?

A expressão gol de placa originou-se a partir de um gol espetacular de Pelé no Maracanã, em 1961. O gol foi tão bonito que rendeu uma placa honorária ao jogador, providenciada pelo jornalista Joelmir Beting.

Elástico, em inglês, é traduzido como Ronaldinho elástico. Curiosamente, o drible foi popularizado no futebol por Rivelino nos anos 1970, mas acabou se tornando marca registrada do jogador Ronaldinho Gaúcho nos anos 2000.

 No português falado do Brasil, drible também possui as variantes dibre e dible.
Palavras
Responsável(is): João Gabriel Padilha e Aline Nardes dos Santos