Cenário

>

Argolas

As argolas fazem parte da disputa masculina. A área de apresentação é composta por duas argolas circulares de 18cm de diâmetro, suspensas na extremidade de cabos – de 3m de comprimento e distantes 50cm, afixados a uma estrutura metálica com 5,8m de altura. As extremidades das argolas ficam posicionadas a 2,8m do solo.
Na apresentação, os ginastas utilizam elementos estáticos, de força e impulso para apresentar uma série caracterizada por balanços, apoios e suspensões que devem ser mantidos estáticos por no mínimo 2seg. Os elementos e sequências devem ser executados em suspensão, com transições entre elementos de balanço e de força, feitos sempre que possível com os braços estendidos.
Após a entrada no aparelho, geralmente realizada com ajuda do treinador, o ginasta deve iniciar a rotina com os braços esticados e o corpo ereto. Durante a execução, o ginasta deve evitar ao máximo o balanço dos cabos das argolas e não pode cruzá-los. Apoio, cristo, maltesa e parada são alguns dos elementos mais utilizados para compor as séries nas argolas. Ao final da apresentação, o ginasta deve realizar a saída do aparelho com um salto.
RICARDO BUFOLIN - CBG FLICKR
Palavras Relacionadas
Cenários Relacionados