Remo

O remo é um esporte de velocidade praticado em rios, lagos, pistas específicas para a modalidade ou no mar. Diferencia-se da canoagem pelo fato de os competidores estarem de costas para a linha de chegada. As provas do remo são disputadas em raias de dois mil metros de distância. Nela, o competidor, dupla ou equipe usam braços, tronco e pernas para mover o barco através de um ou dois remos — para cada competidor, dependendo da categoria — buscando chegar mais rápido à linha de chegada. Em cada prova disputam seis barcos. Nos Jogos Olímpicos, são oito provas masculinas (skiff simples, skiff duplo, skiff duplo leve, skiff quádruplo, dois sem, quatro sem, quatro sem leve e oito com timoneiro) e seis femininas (skiff simples, skiff duplo, skiff duplo leve, skiff quádruplo e oito com timoneiro).

Atletas Embarcações Categorias Raias Partida Partida Chegada Estrutura da Competição Arbitragem Penalidades Remada Pegada Final Recuperação Provas

Você Sabia?

Alguns dos principais clubes de futebol do Rio de Janeiro têm suas origens no Remo e denunciam isso em seus nomes. São os casos do Clube de Regatas Vasco da Gama, Clube de Regatas Flamengo e Botafogo de Futebol e Regatas.

A Romênia tem grande tradição no remo feminino. Dos dez remadores que mais conquistaram medalhas em Jogos Olímpicos, sete são mulheres romenas.

Uma das competições mais conhecidas no mundo é a regata Oxford X Cambridge, disputada pelas universidades inglesas de mesmo nome desde 1829.
Palavras
Responsável(is): Rove Chishman
Colaborador(es): João Gonçalves (Clube de Regatas Guaíba – Porto Alegre)