Taekwondo

O taekwondo, considerado arte marcial, é um esporte no qual dois atletas lutam usando os pés e as mãos para proferir os golpes. Com os pés, são permitidos chutes apenas acima da cintura e nas áreas protegidas. Com as mãos, são permitidos socos apenas na região do tronco do oponente. Cada luta tem três rounds de 2min. Se houver empate, há mais um round, chamado de golden point, no qual o atleta que marcar o primeiro ponto vence a luta. É possível também vencer por nocaute ou pela desqualificação do adversário. As categorias, divididas de acordo com o peso dos atletas, são as seguintes: peso mosca, peso leve, peso médio e peso pesado. O taekwondo foi incluído nos Jogos Olímpicos em 1988, em Seul, mas apenas como esporte de demonstração. Passou a valer medalha nos Jogos de Sydney, em 2000.

Área de competição Lutadores Equipamentos Arbitragem Pontuação Nocaute Infrações Luta Golpes Knock down Finta

Você Sabia?

De origem coreana, a palavra taekwondo é formada por tae (pé), kwon (mão) e do (caminho) e significa “a arte de usar os pés e as mãos na luta".
O teakwondo foi criado na Coréia há aproximadamente dois mil anos. Já o taekwondo moderno surgiu em 1955, quando um grupo liderado pelo General Choi Hong Hee conseguiu unificar as várias escolas até então existentes. Em 1971, o taekwondo foi oficializado como o esporte nacional da República da Coréia.
Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, a lutadora Natália Falavigna conquistou a medalha de bronze e se tornou a única atleta do taekwondo brasileiro até hoje a vencer em Jogos Olímpicos.
Responsável(is): Cristiane Krause Kilian