Tênis de Mesa

O tênis de mesa é um esporte disputado nas modalidades individual e por equipes. O objetivo dos jogadores é o de golpear a bola com a ajuda de uma raquete de modo a dificultar a recepção do adversário.
Um jogador marca um ponto quando o adversário não consegue fazer a devolução da bola antes do segundo quique. A bola, ao ser golpeada pelos jogadores, pode atingir mais de 150km/h, fazendo com que o tênis de mesa seja um jogo de muita velocidade.
O jogo é dividido em sets. Os jogos de simples são disputados pelo melhor resultado de 7 sets, enquanto os jogos de equipes são compostos por 5 jogos, sendo 4 de simples e 1 de duplas, e disputados pelo melhor resultado de 5 sets. Nas duas modalidades, para vencer um set, os jogadores precisam alcançar 11 pontos, com dois pontos de vantagem em relação ao adversário.
O jogo ocorre em um ginásio, mas os golpes são executados sobre uma mesa, que deve medir 2,74m de comprimento X 1,72m de largura X 0,76m de altura. A mesa deve ser de cor escura e fosca e demarcada por linhas laterais, uma linha central paralela às linhas laterais, linhas de fundo e dividida por uma rede paralela às linhas de fundo.

Jogo Área de jogo Set Rally Ponto Resultado Saque Golpe Jogadores Efeito Equipamentos Arbitragem Infração Punição

Você Sabia?

O jogo de tênis surgiu num dia de mau tempo em que os jogadores de um clube inglês de tênis buscavam uma alternativa para a prática do esporte em ambiente fechado.  O improviso contou com uma mesa de sinuca, um barbante como rede e uma bola de tênis.  Desse modo, nascia o tênis de mesa.

Tênis de mesa e pingue-pongue são esportes distintos. O tênis de mesa apresenta uma série de exigências em relação aos equipamentos utilizados, ao modo de realizar o saque, à contagem de pontos etc., enquanto o pingue-pongue se caracteriza por ser um jogo mais popular e não olímpico, com “regras” mais dinâmicas. Além disso, no tênis de mesa, os jogadores produzem muito efeito na bola, o que não acontece no pingue-pongue.

A China, potência mundial do tênis de mesa, perdeu somente 4 medalhas de ouro nesse esporte em toda a história olímpica.
Responsável(is): Bruna da Silva
Colaborador(es): Caroline Aiko Kumahara (Mesatenista olímpica em Londres 2012 e classificada para o Rio 2016) e Jorge Fanck (Técnico de tênis de mesa nos clubes SOGIPA, GuSch e ACENB)