Triatlo

O triatlo é um esporte que combina três modalidades distintas: natação, ciclismo e corrida. A disputa acontece nas categorias individual masculino e individual feminino. Após a largada, os atletas iniciam a disputa com a prova de natação, composta por um percurso de 1,5km em um circuito em águas abertas demarcado por boias. O nado pode ser realizado em qualquer estilo, a gosto do atleta. Ao fim dessa etapa, os competidores devem sair da água, ir até a área de transição - para mudar de roupa e pegar sua bicicleta - e, imediatamente, partir para um percurso de 40km de ciclismo. Uma corrida de 10km encerra a disputa.
Diferentemente de outras modalidades olímpicas, não há uma etapa classificatória no triatlo. A sequência das provas de natação, ciclismo e corrida define os campeões olímpicos de cada categoria, ou seja, o primeiro atleta a cruzar a linha de chegada é o vencedor. O triatlo faz parte dos Jogos Olímpicos desde Sydney 2000.

Triatletas Equipamentos Arbitragem Infrações e Penalidades Largada Prova de Triatlo Prova de Natação Prova de Ciclismo Prova de Corrida Chegada Transição Natação-Ciclismo Transição Ciclismo-Corrida

Você Sabia?

É nascida no Zimbábue a atleta Paula Newby-Fraser. Ela venceu oito títulos de Ironman e até hoje ainda não foi superada.

Reza a lenda que o Ironman surgiu de uma discussão em uma mesa de bar. Foi lançado o desafio de definir quais atletas eram mais bem preparados: nadadores, ciclistas ou maratonistas. Foi então que, no auge da discussão, o ex-oficial da Marinha Americana, John Collins, sugeriu que se criasse uma prova reunindo as três modalidades e quem a concluísse em menor tempo seria um superatleta, um Iron Man.
Responsável(is): Rove Chishman