Voleibol

O voleibol é um esporte disputado por dois times que têm como objetivo lançar uma bola por cima de uma rede e fazer com que ela atinja o chão da quadra adversária, marcando, assim, um ponto. A quadra onde o jogo ocorre mede 18 X 9m e é dividida por uma rede, de modo que cada lado meça 9 X 9m. Cada time é formado por seis jogadores e ocupa um dos lados da quadra. Cada vez que recebem a bola, os times podem tocá-la apenas três vezes. O jogo é dividido por sets e intervalos entre os sets. Vence o jogo o time que, alcançando o número de pontos necessários, conquistar três sets.

Arbitragem Ataque Bloqueio Cortada Defesa Equipamentos Infração Jogada Jogadores Jogo Levantamento Manchete Ponto Posições Punição Quadra Rally Recepção Resultado Rotação Saque Set Substituição Tempo de descanso Toque

Você Sabia?

Originalmente, o voleibol foi chamado de mintonette por seu criador William George Morgan. Foi em 1896, após Morgan ter apresentado o esporte em uma conferência, que um professor que assistia à apresentação sugeriu o nome volley ball por parecer mais adequado. O nome pegou.

A jogada china recebeu esse nome por ter sido a marca registrada da seleção feminina chinesa do início dos anos 80.

A palavra paragonal foi criada no contexto do voleibol para designar um ataque que segue uma trajetória entre a paralela e a diagonal.


Palavras
Responsável(is): Bruna da Silva
Colaborador(es): Maximiliano Alberti (Educador Físico e técnico de voleibol)