Ajude a melhorar o Dicionário Olimpico: Envie sua opinião!

Polo Aquático

O polo aquático é um esporte coletivo, disputado por duas equipes dentro de uma piscina. O objetivo do jogo é vencer o adversário no número de gols marcados. As equipes iniciam o jogo com sete jogadores na piscina e, no máximo, mais seis jogadores no banco de reservas.  É um jogo que exige dos atletas muita força, habilidade e resistência. A bola é manejada com uma única mão e todos os ataques têm que ser finalizados em 30s. Mesmo quando não estão nadando, os jogadores usam a força e a agilidade das pernas para se manterem flutuando. Diferente de outros esportes coletivos, no polo aquático, os jogadores já disputam a posse de bola desde o início do jogo. A bola é deixada no meio da piscina e os jogadores, que ficam enfileirados na área de gol, saem nadando em busca dela assim que o árbitro apita o início da partida. Todas as partidas, que consistem em quatro quartos de 8min cada, caracterizam-se pela rapidez e por uma marcação muito forte, o que acaba resultando em muitas faltas. 

Arbitragem Arremesso Ataque Defesa Deslocamento Divisão Temporal Drible Falta Finta Gol Jogadores Partida Passe Pênalti Piscina Resultado Substituição Tiro de Canto Tiro de Gol Tiro Livre Tiro Neutro
Palavras

Você Sabia?

Era conhecido como o rugby aquático.

Foi um dos dois primeiros esportes coletivos a fazer oficialmente parte das Olimpíadas, juntamente com o futebol.

Quando surgiu, por volta de 1850, na Inglaterra, era praticado em lagos e rios. Os competidores não nadavam, mas ficavam em cima de barris que boiavam, fazendo parecer que os atletas estavam montados em cavalos submersos, por isso o nome water polo.
Responsável(is): Caroline Julie da Rosa Cougo, Eduarda Silva de Lima, Lurdes Sônia Führ Gava e Taís Müller Flores
Colaborador(es): Vladimir Bergier Dietrichkeit (Atleta da Equipe Pólo Sul)