Ciclismo de Estrada

No ciclismo de estrada, há duas modalidades: estrada e contrarrelógio.
A prova de estrada é uma corrida de equipe e resistência. Os atletas largam juntos. Cada equipe traça a sua estratégia para a prova. Decide quem do time vai ser o líder. Cada ciclista assume sua função. O maior objetivo da equipe é fazer com que o seu líder se canse o mínimo possível durante a prova para chegar à frente. A prova é disputada nas ruas e em circuitos e tem um longo percurso. Trajeto de 250km a 280km para os homens e 100km a 140km para as mulheres.
A modalidade contrarrelógio é uma corrida de velocidade. Os atletas largam individualmente, a cada 90 segundos e andam contra o relógio. Vence quem fizer o menor tempo. Trajeto de 40km a 50km no masculino e 20km a 30km no feminino.
As bicicletas para essas provas são leves, não chegando a pesar 7kg e possuem ótima aerodinâmica.

Prova Contrarrelógio Prova de Estrada Comissão de Arbitragem Competidores Equipamentos Bicicleta Largada Largada Pista Pista Chegada Chegada Leque Pelotão Fuga

Você Sabia?

O ciclismo de estrada foi a primeira modalidade do ciclismo a ser disputada. Fez parte do programa da primeira edição dos Jogos Olímpicos, em Atenas-1896.

As mulheres, entretanto, só entraram na disputa em Los Angeles-1984, com a prova individual de estrada.

No Brasil, acompanhe tudo sobre o ciclismo no site da Confederação Brasileira de Ciclismo: http://www.cbc.esp.br/default/index.php e Facebook: https://www.facebook.com/CiclismoCBC/

Responsável(is): Sandra de Oliveira
Colaborador(es): Rodrigo Rico Bini (PhD - Escola de Educação Física do Exército – EsEFEx - Rio de Janeiro)