Ciclismo BMX

O ciclismo BMX consiste em uma competição no formato de corrida em uma pista cheia de obstáculos, parecida com a de motocross. É a modalidade do ciclismo praticada com bicicletas de aro 20 polegadas. Constitui-se por baterias de 8 competidores de mesma categoria, definida pela faixa etária. Estes partem alinhados do início da pista ao cair de um portão de largada gate.
Na olimpíada, participam 32 competidores na categoria masculino e 16 na categoria feminino. A prova é no formato supercross, onde 8 atletas largam e os 4 primeiros a completar a volta seguem para a próxima disputa. Existe uma volta de classificação, de tomada de tempo inicial, para definir a posição nas raias de largada, seguida de quartas de final, semifinal e final.
A principal característica do BMX é sua velocidade e grande explosão física, somadas à técnica e habilidade dos seus praticantes que competem sempre bem equipados e proporcionam um grande espetáculo.

Largada Chegada Pista Bossa Mesa Seção de Ritmo Oficiais da Competição Infrações e Penalidades Pontuação Equipamentos Bicicleta High Speed Manual Push and Pump Piloto Prova BMX Racing

Você Sabia?

Quando nos referimos ao atleta do ciclismo BMX, falamos piloto, e não ciclista. São chamados assim pois, durante o percurso, precisam prestar muita atenção no traçado e em cada curva. 

O Mundial de ciclismo BMX reserva disputas para atletas entre 5 e 6 anos. E não é uma competição "café com leite", só para demonstração. Vale título mundial e é uma prova muito concorrida.

No Brasil, acompanhe tudo sobre o ciclismo no site da Confederação Brasileira de Ciclismo: http://www.cbc.esp.br/default/index.php e Facebook: https://www.facebook.com
Responsável(is): Sandra de Oliveira
Colaborador(es): Lisiane Ribeiro Bittencourt (apreciadora do esporte)