Badminton

O badminton é um esporte disputado nas modalidades simples e em duplas. O objetivo dos jogadores é o de golpear a peteca com a ajuda de uma raquete de modo a dificultar a recepção do adversário. Um jogador ou dupla marca um ponto quando a peteca atinge o chão da quadra adversária ou quando o oponente lança a peteca para fora dos limites da quadra. A peteca, ao ser golpeada pelos jogadores, pode atingir mais de 300km/h.
O jogo é dividido em sets. Os jogadores disputam pelo melhor resultado de 3 sets. Para vencer um set é necessário marcar 21 pontos com dois pontos de diferença do adversário. No entanto, caso haja empate em 29 pontos, o jogador ou dupla que marcar o ponto de número 30, vence o set.
O jogo individual é disputado nas modalidades masculina e feminina. O jogo de duplas apresenta confrontos nas modalidades masculina, feminina mista. Ainda que as marcações da quadra sejam as mesmas para os jogos de simples e de duplas, a área válida para o jogo de simples é de 13,4 X 5,18m e, para o jogo de duplas, de 13,4 X 6,1m. A quadra é dividida por uma rede e possui linhas laterais de simples e de duplas, linhas de saque longo para simples e duplas, linhas de saque curto e uma linha central paralela às linhas laterais.

Arbitragem Equipamentos Jogadores Infração Saque Ponto Resultado Set Rally Jogo Quadra Punição Golpe

Você Sabia?

Os países com melhor desempenho no badminton são China e Indonésia, sendo que a Indonésia é a primeira no ranking da IBF, Federação Internacional de Badminton.

A quadra onde o jogo de badminton ocorre é, na verdade, um tapete de PVC que custa, aproximadamente, R$ 50 mil.

As penas de ganso utilizadas para a confecção das petecas de badminton são sempre retiradas da asa esquerda do animal. O motivo seria o fato de o ganso dormir sempre sobre a asa direita o que a deixaria menos retilínea e inadequada para a confecção das petecas.
Responsável(is): Bruna da Silva